Quem sofre de Fibromialgia sabe do quanto é desgastante o período de crise. Esta Síndrome se caracteriza pela presença de dores musculares e articulares, dificuldade de movimento, sensação de inchaço, fadiga, dormência, distúrbios do sono e até distúrbios na memória.
A Acupuntura tem como objetivo o equilíbrio do corpo por meio do estímulo em pontos de energia ao longo de linhas corporais e sutis, conhecidas como Meridianos de Acupuntura, na visão da Medicina Chinesa.
Fisiologicamente falando, este estímulo atua diretamente no canal da dor, liberando neurotransmissores que atuam diretamente na eletroquímica do corpo: proporcionando, assim uma Neuromodulação, onde os efeitos vão além do corpo físico, proporcionando a conexão e equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.
Em um artigo publicado em 2021, no Brazilian Journal of Development (BJD) sobre os EFEITOS DO TRATAMENTO COM ACUPUNTURA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA, foi concluído a eficácia do tratamento com a acupuntura nestes pacientes, visto que proporciona alívio das dores e relaxamento do corpo, melhorando a qualidade do sono e sua qualidade de vida.
Observou-se também que este tipo de terapia causa alterações hormonais associadas ao aumento dos níveis de serotonina, resultando na diminuição da dor e aumento da sensação de bem-estar.
A abordagem apresentada através da Medicina Chinesa nos permite um diagnóstico minucioso e preciso para o tratamento da fibromialgia, pois cada ser humano apresenta manifestações e resultados específicos.
Segundo Dr. Luiz Severo, Médico Neurocirurgião e Pesquisador em Dor, em seu Livro “Você não precisa sentir dor”, as abordagens Integrativas e Complementares, como a Acupuntura, ‘podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir a necessidade de medicamentos e minimizar os efeitos colaterais associados ao uso prolongado de fármacos’.
Em minha prática clínica, nestes 17 anos de atuação, os nossos pacientes referem melhoras significativas logo após o primeiro atendimento. Alimentação Saudável, qualidade do sono, mudanças de mentalidade, atividade física regular e alimentação espiritual, são fatores indispensáveis para que nossos protocolos sejam cumpridos com êxitos!
Entender os processos corporais e emocionais, são de extrema importância para encontrar o equilíbrio e conseguir viver sem dores e feliz: É um Ato de Amor para com Você Mesmo!
Não desista de ter um Vida Mais Leve! É Possível!
Dra. Clara Adamastor Machado
Fisioterapeuta Integrativa
Terapeuta Sistêmica
Fontes Bíbliográficas:
Severo, Luiz. Você não precisa sentir dor/Luiz Severo. 1. ed. São Paulo: Literare Books International, 2024.
Brazilian Journal of Development (BJD): EFEITOS DO TRATAMENTO COM ACUPUNTURA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA.
Vol 7, No 4 (2021) https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-196





0 Post a Comment:
Postar um comentário