Mastologista é o especialista Médico que atua nos cuidados das doenças e condições originárias ou recorrentes nas mamas, sejam elas masculinas ou femininas. O mastologista está apto a realizar exames e diagnósticos, procedimentos cirúrgicos para análise e tratamento, receitando medicamentos e acompanhando o paciente em todos os procedimentos envolvendo sua patologia mamária. Sendo mulher, você deve procurar um Mastologista se apresenta as seguintes condições:
*Tiver mais de 35 anos, mesmo que não apresente sintomas nas mamas.
*Se tiverem sintomas mamários (como Dores, nódulos alteração na aparência, mudança no formato do mamilo, deixando-o repuxado para dentro, por exemplo; formação de covinhas, deixando a pele com aparência de casca de laranja; secreção avermelhada ou incolor nos mamilos; vermelhidão, inchaço ou secreção.
*Não somente as mulheres que apresentarem sintomas mamários, mas também as que tiverem alterações na mamografia devem obrigatoriamente procurar um mastologista.
*Caso tenham tido menstruação muito precoce ou mesmo tarde demais.
*Caso possuam mais de 40 anos, devendo realizar consultas anuais.
*Sendo homem, você também deve ir ao Mastologista, principalmente se apresentar sintomas e desconfortos nas mamas.
*Se tiverem histórico de Câncer de Mama na família.
Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas) com história de câncer de mama antes dos 45 anos ou com história de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer idade são consideradas de alto risco. Para mulheres de alto risco, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda mamografia e RNM anual a partir dos 30 anos ou 10 anos antes do caso de câncer na família, porém nunca antes dos 25 anos. O Ministério da saúde recomenda para esse grupo mamografia após os 35 anos e não disponibiliza a RNM de rastreamento para essas mulheres. São consideradas também mulheres de alto risco aquelas com história de parentes de primeiro grau com câncer de mama em homem (irmão, pai ou filho). É imprescindível que as mulheres que tenham parentes próximos com câncer de mama sejam acompanhadas pelo especialista.
Assim como ocorre com o ginecologista, o ideal é que toda mulher faça exames de rotina com o mastologista. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), portanto, é que esses cuidados sejam intensificados após os 40 anos, como medida preventiva, especialmente com relação ao câncer de mama.
Dra. Vanessa Leal - Médica Mastologista - CRM 16916/PE.
@dra.vanessaleal
0 Post a Comment:
Postar um comentário